Como fazer

Vantagens e desvantagens do pavimento flutuante

O pavimento flutuante é desde sempre uma das opções mais escolhidas em renovações ou construções de casas e apartamentos. 

 

Este é um tipo de pavimento que, para ser aplicado, não requer cola ou argamassa, utilizando-se um sistema de instalação de encaixe de cada peça. Assim, é um pavimento fácil de aplicar, e que apresenta várias vantagens. 

 

Na altura de escolher o tipo de chão da sua casa, é importante comparar as várias opções para escolher a que se adequa melhor às suas necessidades.

 

O que é o pavimento flutuante? 

 

O pavimento flutuante não é um tipo de material, mas sim um método de instalação para pavimentos com características únicas. A principal distinção é o facto de que as réguas ou ladrilhos se ligam entre si, criando uma espécie de tapete sobre o pavimento, sem necessidade de utilizar colas, pregos ou outros materiais que o fixem ao subpavimento.

 

Quais são os tipos de pavimento flutuante mais utilizados? 

 
Pavimento laminado

Este é um dos tipos de pavimento flutuante mais utilizados. O pavimento laminado quase nunca se cola ao subpavimento, e é um pavimento com grande flexibilidade. 

Normalmente as placas ligam-se com um sistema “click lock” ou “fold and lock”, dependendo do fabricante. 

 
Pavimento em vinil
Os pavimentos em vinil são conhecidos pela diversidade de visuais que conseguem imitar, e são uma boa escolha para a renovação de qualquer espaço. Existem vários tipos de pavimento em vinil, com mais ou menos espessura.
 
Pavimento flutuante de madeira 

Este tipo de pavimento flutuante é o que melhor imita o tradicional chão de tacos em madeira, com a vantagem de ser um pavimento flutuante, o que significa que a sua instalação é, como vimos anteriormente, muito mais fácil e menos dispendiosa.

 
Pavimento flutuante de cortiça

O pavimento flutuante de cortiça combina as propriedades únicas deste material e a tecnologia de um pavimento flutuante. Sobre este tipo de pavimento, destacam-se os benefícios a nível de isolamento térmico e acústico e rápida instalação. 

Este é definitivamente um dos melhores tipos de pavimento flutuante, e quer esteja a planear renovar a sua casa, apartamento ou apenas uma das divisões, recomendamos que escolha o pavimento de cortiça.

 

O pavimento flutuante é fácil de instalar?

 

É dos pavimentos mais fáceis de instalar, fazendo com que o custo de instalação seja mais económico. 

 

Quais são as vantagens e desvantagens do chão flutuante? 

 
Vantagens: 
 

- Fácil instalação: este tipo de pavimento é tão fácil de instalar que pode ser feito sem recorrer a nenhum técnico, sendo uma excelente opção DIY;

- Instalação mais económica: normalmente a instalação deste tipo de piso é mais económica;

- Variedade de cores, texturas e tipos de pavimento: podem imitar materiais como o bambu ou a madeira, ou até o azulejo;

- Isolamento térmico: o pavimento flutuante de cortiça tem uma boa melhor performance em termos de isolamento do calor, evitando o choque térmico quando põe os pés em contacto com o chão.

 

Desvantagens:

- Durabilidade: o pavimento flutuante não é uma solução tão duradoura como o chão colado. 

 

O pavimento flutuante tem muito mais vantagens do que desvantagens, pelo que é considerada uma opção segura, económica e ideal para qualquer tipo de renovação e construção. 

 

Na Wicanders vai encontrar vários pavimentos flutuantes com as características ideais para o seu novo espaço, com o conforto, resistência e durabilidade da cortiça. Explore os nossos produtos aqui e experimente o simulador de pavimentos com fotografias da sua própria casa ou espaço que pretende remodelar ou construir. 

Selecione produto para comparar

Selecione produto para comparar